Ponte de São Lázaro, Alfena

sexta-feira, 4 de março de 2011

Diferenças existentes entre Escola Tradicional e Cursos EFA


Fonte: http://foroelsalvador.blogia.com/temas/poder-cultural-y-educacion.php


O professor foi, ao longo do tempo, perdendo prestígio e respeito perante a sociedade afectando assim a sua posição hoje em dia na sala de aula. Por este motivo, há professores que não conseguem obter um bom relacionamento com os alunos, deixando o lado afectivo da aprendizagem e, colocando em prática o método do professor “sabichão”, em que o aluno é um produto pronto a ser formatado pelo seu saber. Desta forma não ajuda o aluno a contestar, a ter direito de concordar ou não concordar com as coisas e a ter uma posição crítica com os assuntos apresentados. Deste modo, a relação do Professor não permite que o aluno possa respeitar o espaço escolar e valorizar o Professor e, por conseguinte, saber valorizar o aprender, ensinar, aprender.

Segundo Freire (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”.

Nos Cursos EFA o Professor/Formador, não ensina mas antes auxilia o Formando/aluno a evidenciar o que aprendeu ao longo da vida, em diferentes contextos (formais, não formais e informais). O Formador proporciona ao formando o recurso a metodologias que proporcionam as técnicas e os instrumentos de auto-formação assistida. E assim facilitam a integração e o desenvolvimento de hábitos de trabalho de grupo, como a definição de compromissos individuais e colectivos.

Fernando Sérgio P Sousa

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